Histórico na Casa de Portugal de São Paulo: Primeira Mulher Preside Reunião de Diretores

A Casa de Portugal de São Paulo, viveu um momento histórico neste mês de novembro. Pela primeira vez em seus 89 anos de existência, uma mulher presidiu a reunião mensal da presidência e diretoria. O fato marca um importante passo para a inclusão e valorização da diversidade de gênero em espaços que historicamente foram liderados predominantemente por homens.

A pioneira é a desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves, do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em 2012, assumiu o mais alto cargo da magistratura do Estado de São Paulo depois de 27 anos de carreira sólida. Maria Olívia também assumiu como secretária geral da Casa de Portugal, em 2023, após eleição da Diretoria Executiva, tendo como presidente o Comendador António dos Ramos, falecido em julho deste ano, e o vice-presidente Dr. Renato Afonso Gonçalves.

Sua liderança na reunião foi marcada pela firmeza, objetividade e eloquência. Em gesto simbólico e demasiado apreciado pelos presentes, a desembargadora, que no ato representava o atual presidente da Casa, o supracitado Dr. Renato Afonso Gonçalves, ausente por licença médica, nomeou outra mulher para ocupar o cargo como secretária para a condução da reunião. A diretora Cláudia Cruz sentou-se ao lado de Maria Olívia na ponta da extensa mesa de reuniões, local, historicamente, ocupado por homens.

Entre os presentes, destaca-se o corpo feminino da Casa de Portugal formado pela diretora Teresa Morgado e as diretoras-adjuntas, assessoras dos diretores eleitos, Vera Simões, Luciana Leal, Marlene Pereira, Renata Carvalho, Maria José Gonçalves Baptista e a própria Cláudia Cruz, além das colaboradoras Anna Carolina dos Santos Ponciano e Karoline Almeida. Todas as presentes estavam muito contentes com a atipicidade mais do que bem-vinda da reunião e homenagearam a desembargadora com um buquê de flores.

A presidência da reunião foi recebida como um símbolo de transformação e renovação. Com este marco, a Casa de Portugal de São Paulo reafirma sua missão de preservar a herança portuguesa, agora sob uma ótica mais plural e conectada às demandas contemporâneas.

Os mais sinceros agradecimentos à Dr. Maria Olívia Pinto Esteves Alves da equipe da Casa de Portugal de São Paulo.

Desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves presidindo a Reunião da Diretoria da Csa de Portugal no dia 11/11.

– Por: Marcela Passerini Caproni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *