Primeiro-ministro de Portugal é recebido na Casa de Portugal de São Paulo em sua primeira visita oficial ao Brasil
Recém-nomeado ao cargo de primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro chegou ao Brasil na última semana, pela primeira vez desde que assumiu o posto em março deste ano. Embora sua visita tenha sido breve, com duração de apenas 3 dias, Montenegro conseguiu incluir em sua agenda um almoço com a comunidade luso-brasileira na Casa de Portugal, em São Paulo.
O primeiro-ministro iniciou sua agenda oficial na segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro, onde dedicou um dia e meio à cimeira de chefes de Estado e do G20, ponto central de sua visita ao Brasil. Na quarta-feira, 20, ele chegou a São Paulo, com uma programação voltada principalmente para a vida cultural da cidade, encerrando sua visita no Museu da Língua Portuguesa. O Consulado Geral de Portugal em São Paulo aproveitou o feriado da Consciência Negra para convidar figuras notáveis da comunidade luso-brasileira para um almoço promovido pelo ministro no Salão de Festas da Casa de Portugal, no bairro da Liberdade. O evento reuniu pouco mais de 180 convidados, com destaque para o Ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel; o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; e o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva.
A vinda de Luís Montenegro foi muito aguardada pelos representantes da Casa de Portugal. O primeiro-ministro foi recebido pelo diretor da Casa, Dr. Cláudio Langroiva, e pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Dr. António Almeida e Silva, na entrada do edifício, junto ao Grupo Folclórico que acompanhou Montenegro pelo tapete vermelho até a placa descerrada em sua homenagem no Hall de Entrada do espaço. Após a cerimônia de descerramento, os representantes da Casa de Portugal e o primeiro-ministro subiram para o mezanino, onde foi assinado o livro de honra, em uma pequena cerimônia acompanhada pela imprensa. A maior parte da recepção ocorreu no salão principal da Casa, onde foi outorgada a comenda da Ordem do Mérito Infante Dom Henrique, destinada a quem tenha prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no exterior, assim como na expansão da cultura portuguesa ou no conhecimento de Portugal, de sua História e de seus valores.
Abrindo a sequência de discursos, o Dr. Langroiva, em gesto apreciado por Montenegro, desejou que “a Casa de Portugal seja sua (do primeiro-ministro) casa no Brasil, hoje e sempre”. Em seguida, o Dr. Almeida destacou a importância da homenagem outorgada ao primeiro-ministro. Após os discursos do Ministro de Estado, do Cônsul e do Embaixador, respectivamente, a cerimônia foi encerrada pelo aguardado elóquio de Luís Montenegro. Entre os muitos aspectos destacados, o primeiro-ministro iniciou seu discurso sublinhando que as ligações entre Brasil e Portugal são, antes de tudo, fundadas na conexão entre as pessoas, no convívio entre os que emigraram e os brasileiros, destacando a união da comunidade lusa em São Paulo. Sua fala girou em torno da cooperação entre os dois países, com um convite direto para que os brasileiros “invistam em Portugal, confiem em Portugal”. Em um dos momentos mais marcantes de sua exposição, Montenegro afirmou: “Em nome do governo português, nós faremos tudo para não frustrar as vossas expectativas de relacionamento com Portugal.”
O evento encerrou-se com um almoço, onde o primeiro-ministro pôde interagir mais intimamente com os convidados que o aguardavam no salão.
– Por: Marcela Passerini Caproni
Deixe um comentário