Casa de Portugal de São Paulo e Kafka Produções promovem palestra sobre patrimônio cultural no Brasil e em Portugal

Na última quinta-feira, 31, a Biblioteca Ricardo Severo, localizada no terceiro andar da Casa de Portugal, recebeu o professor José Antonio da Costa Fernandes, historiador formado pela PUCSP, para a palestra “BRASIL E PORTUGAL: Patrimônio e Cultura”. Totalmente gratuita e aberta a todos os públicos, a palestra faz parte do projeto cultural “Casa de Fado em São Paulo – Festival de Fado e MPB” que já reuniu o público outras tantas veses em nossa Casa para atividades culturais diversas como shows.

Com pós-doutorado em administração pública, o professor José Fernandes deu uma aula sobre os vários elementos que orbitam a esféra patrimonial. “Toda exteriorização humana é cultura” foi a frase escolhida pelo professor para abrir o debate que depois passou pelas diferentes formas como podemos entender a cultura, como se define um patrimônio e a preservação destes através de medidas como a Lei de Tombamento.

Entre uma dúvida e outra posta pelos ouvintes, Fernandes explicou como funciona as Leis de Incentivo à Cultura nas 3 esferas nacionais: Federal, Estadual e Municipal, contou sobre alguns projetos desenvolvidos pela Casa de Portugal e sobre funcionamento da Lei Rouanet cujo prazo se encerrava no dia da palestra.

A conversa se desenrolou de forma desconstraída com o público e, através da sua experiência como proutor cultural, o professor desmistificou a burocracia por trás das incrições nos editais de culutra vigentes.

Para ficar por dentro destes e de outros eventos promovidos pela Casa de Portugal, nos siga nas redes sociais =)

– Por: Marcela Passerini Caproni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *